FANDOM

Depois da Revolução Azuriana, quando o rei Uno Domuz morreu pelos cinco maiores senhores de seu reino, o território do reino de Azura foi dividido em cinco partes, assim como o trono feito de cristal de Uno. A partir dos fragmentos do trono foram forjados os novos tronos dos Cinco Reinos que foram estabelecidos em Arzda. Os reinos são:

Urza

Governado pelos Arguevon na capital Kemp, o reino do Norte é o maior de todos, fazendo fronteira com outros três, Domassol, Nova Azura e Elcárdia. É composto principalmente por planícies cinzentas e florestas verde-escuras e tomado a oeste pelas Montanhas Marrons, lar dos anões e de seus clãs, muitos subordinados ao rei de Urza. O primeiro rei de Urza foi Murran Arguevon pai de Aloän Arguevon, morto pelo filho envenenado com mais de oitenta anos.

Elcárdia e Nova Azura

Um dos reinos mais ricos, perdendo somente para Urza e seus minérios, Elcárdia vive das plantações e da tecnologia vinda de suas ações comerciais com as Ilhas do Leste. Era governada por um dos irmãos Niyons, Rostin, que após a morte do rei Uno, brigaram para ver qual dos dois gêmeos ficaria com o reino. Durante alguns meses de tensão e com uma guerra a porta, os outros novos reis então repartiram o reino baseados nos desejos dos irmãos. O irmão mais velho, Rosnin Niyons queria ficar com as amplas plantações nas cercanias da antiga capital pensando ser ali a parte mais valiosa do reino. O irmão mais novo Rostin, ficara com o litoral e suas cidades mercantis, mas sem quase nenhum terreno fertil. Mas, o jogo virou e com as relações comerciais com as Ilhas do Leste, Rostin aprendeu tecnicas e fez com que o seu reino ficasse fértil e bonito, enquanto seu irmão Rosnin acabava com as plantações querendo superar o irmão em riqueza. As consequências se mostraram anos depois, quando o reino de Nova Azura faliu e Elcárdia se tornou o principal parceiro comercial das Ilhas do Leste em Arzda.

Domassol

O segundo maior reino de Arzda, se tornou o lar da magia em todo o continente. A capital Domassol passou a ser a capital logo após a queda do rei Uno e os Fordds se tornaram a família real, com Leonus o Rei Arcano sentando-se no trono. Domassol tem grande rivalidade com seu vizinho no norte e seu território é composto de planícies fertéis, cortadas ao meio pela Grande Estrada Arcana que vai de Domassol ao norte. Domassol também tem em seus territórios as Montanhas Marrons no norte e tem certa influência em alguns clãs dos anões. É eterna e antiga a rivalidade de Domassol e Kemp, desde antigos tempos quando os Domuz governavam num reino uno. Os magos de Domassol são desprezados pelos religiosos, sendo eles cientistas e hereges que acreditam em algo concreto ao passo que a religião de Arzda acredita somente no poder divino de Astrius e Porto das Luzes.

Izadia

O reino do sul que faz fronteira com o reino élfico de Ygitrazia, separado dos Cinco Reinos pelas florestas e pela Muralha dos Reis Caídos. Izadia é capital do reino, situada numa ilha no meio de um lago ao norte do território. Na costa, fica o Porto das Luzes, a capital da religião em toda Arzda, atraindo fiéis de todos os Cinco Reinos e também das Ilhas do Leste. O território é marcado por planícies verdes e florestas, além de ter os Montes Negros a oeste fazendo fronteira com o sul de Domassol. O reino é governado pela família Bronks e seu rei Baron, um homem justo que havia sido o braço direito do rei Uno Domuz no passado, mas o traiu junto com os outros senhores tornando-os reis depois do fim da Revolução.